segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Secretaria de Educação discute programa de alfabetização durante seminário



A prefeitura de Carolina por meio da Secretaria de Educação realizou nos últimos dias 21 e 22, o II Seminário do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O evento realizado na Unidade Escolar José Queiroz teve o objetivo de avaliar as ações já desenvolvidas além de estabelecer diretrizes de trabalho para 2015.
"O objetivo é que todas as crianças do município de Carolina sejam alfabetizadas na idade certa de 8 anos. Estamos no caminho e todos estão de parabéns, vamos prosseguir com o trabalho e alcançar a meta", disse a secretária de educação, Maria Hilda parabenizando ainda coordenadores, gestores e orientadores.
Durante o Seminário foram realizadas palestras sobre temas envolvendo a educação inclusiva, processo de avaliação, alfabetização, formação continuada, leitura e escrita além de realização de exposições, leituras e relatos de experiencias.
Para a coordenadora local do programa, Maria de Fátima de Jesus, o Seminário foi de grande importância para os educadores do PNAIC já que a troca de experiência proporciona mais interação para o desenvolvimento do programa nas escolas da rede municipal de ensino.
"Tivemos resultados importantes no ano de 2014. Foram 36 professores da zona urbana e 46 professores da zona rural, participando do projeto, um total de 82 professores alfabetizadores", detalhou a coordenadora.
 Outros números da educação
De 2013 a 2014, foram aplicadas 120h de formação na área de matemática, 40h em língua e 80h em língua portuguesa, totalizando 240h de formação continuada. Cerca de 411 alunos das zonas urbana e rural, foram avaliados no teste da provinha Brasil nas disciplinas de português e matemática.
Dez escolas da zona urbana participaram da Avaliação Nacional da Alfabetização, ANA, totalizando cerca de 288 alunos avaliados e 174 alunos da zona rural.
 Participaram também do evento o controlador interno do município, Renilson Ribeiro, que representou o prefeito Ubiratan Jucá além dos coordenadores, Educação Inclusiva, Gilvania Carvalho Cruz, Ensino Fundamental I, Joselinda Querido de Sousa, presidente do Conselho Municipal de Educação Prof. Hélio Nei, e gestores da rede municipal de educação.









Nenhum comentário:

Postar um comentário