domingo, 3 de abril de 2016

Carolinenses em audiência pública aprovam melhorias realizadas no matadouro municipal




Carolinenses em audiência pública aprovam melhorias realizadas no matadouro municipal

A prefeitura de Carolina, Ministério Público do Maranhão, AGED-MA realizaram na manhã desta quarta -feira no plenário da Câmara municipal, a audiência pública onde foi debatido com a sociedade as ações de melhorias já realizadas no matadouro municipal.

O Ministério Público do Maranhão direcionou toda a audiência, Promotor de Justiça de Carolina Dr. Marco Tulio Rodrigues Lopes, abriu os trabalhos com a nomeação da Presidente da mesa a Senhora Clareana Maria Guimarães Franco, ainda no uso da palavra o Promotor de Justiça explicou a motivação jurídica da interdição do Matadouro Municipal e que a ação judicial deu pela condição precária que o Matadouro encontrava-se, bem como considerou as melhorias realizadas pelo Município de Carolina.

O Prefeito Municipal de Carolina Ubiratan Jucá explicou as dificuldades do município com relação à construção do novo Matadouro, Informou que "no ano de 2013 foi encaminhado o projeto da construção de um novo Matadouro no Município de Carolina no valor de um milhão de reais. O referido projeto encontra-se em tramitação e aguardando o recebimento dos recursos, e que logo após a administração pública tomar conhecimento acerca da interdição a municipalidade efetuou algumas melhorias para que a população não sofresse com tal medida e amenizar temporariamente a problemática até que a verba seja liberada pelo governo federal." finaliza Ubiratan Jucá.
A AGED – Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, representante Carlos Eduardo da Luz Barros, falou da primeira vistoria. Demonstrou a situação do matadouro em fotos no momento da visita, e explicou a missão da AGED, falou das reformas realizadas pelo Município após vistoria e informando que o relatório da AGED foi desfavorável, porém que o Município realizou melhorias significativas para melhoria da qualidade da carne.

A Prefeitura de Carolina por meio do médico veterinário e Secretário de Infraestrutura José de Sousa dos Santos Junior, realizou uma apresentação de fotos e videos de como era realizado as matanças de bovinos antes e depois das reformas, e ainda fez um levantamento histórico do Município, apresentou a situação precária que o Matadouro Municipal encontrava-se, demostrou as melhorias efetuadas pelo Município tanto na estrutura física quanto no novo sistema de abate. Finalizou ainda com as melhorias que estão nos cronogramas para serem realizadas no Matadouro
.
A participação de populares, houve vários questionamentos por parte dos presentes, respondidos pela equipe da prefeitura, onde também surgiram sugestões que serão analisadas . Finalizados os debates, o promotor de Justiça submeteu os encaminhamentos para apreciação democrática pela população presente.
A POPULAÇÃO ENTENDE QUE AS MELHORIAS FEITAS FORAM SUBSTANCIAIS, PROMOVENDO UMA SIGNIFICATIVA MELHORIA NAS CONDIÇÕES DO ABATEDOURO MUNICIPAL?
( x ) SIM
( ) NÃO

A POPULAÇÃO ESTÁ CIENTE DE QUE MESMO COM TAIS MELHORIAS HOUVE NOVA VISTORIA E O PARECER DA AGED FOI NEGATIVO, ADUZINDO QUE O MATADOURO AINDA NÃO ESTÁ ADEQUADO A TODAS AS EXIGÊNCIAS SANITÁRIAS?
Sim, a população está ciente ( x )
Não, a população não está ciente ( )

A POPULAÇÃO ENTENDE QUE MESMO COM CONSIDERAÇÕES ACIMA O ABATEDOURO DEVE SER TEMPORIAMENTE REABERTO, CONDICIONADO À CONTINUIDADE DE MELHORIAS E CONSTRUÇÃO DE UM NOVO, SENDO CERTO QUE OS NEFASTOS EFEITOS DO ABATE CLANDESTINO E OS PREJUÍZOS ECONÔMICOS SÃO MOTIVAÇÕES SUFICIENTES PARA PERMITIR A TAL REATIVAÇÃO?
( x ) SIM
( ) NÃO

Finalizada a votação do terceiro quesito foi apresentado pela população presente outra motivação para a reabertura do matadouro, de que pelas melhorias realizadas pela prefeitura municipal de Carolina, acreditam que as condições sanitárias colocam o abatimento local em melhores condições.
Após as deliberações o Promotor de Justiça fez as considerações finais acerca dos procedimentos a serem adotados para a possível reabertura do matadouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário