quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Chapada das Mesas: a trilha dos sonhos

De

Trekking Mirante da Chapada das Mesas

 -

Considerada a capital da Chapada das Mesas, no Sul do Maranhão, o município de Carolina reserva sempre uma nova surpresa para seu visitante. Um roteiro completo, novo e surpreendente pode ser realizado rodando pouco mais de 25 km a partir do centro da cidade, em um trajeto onde a paisagem dos dois lados da estrada que leva ao Mirante da Chapada das Mesas já aumenta a expectativa do turista para o que o espera.
O parque explora o turismo contemplativo e abriga uma enorme serra com quase 14 mil metros lineares de extensão, e altitudes que variam de 309 a 420 metros de altura. Lá o turista depara-se com as mais belas paisagens do sul do Maranhão, vendo os horizontes mais verdes do brasil.
Pode ser realizado um passeio nas trilhas dos pilares e desvendar o segredo das pedras gigantes, além de vários cenários naturais. A vista panorâmica dos paredões de arenito vermelho-alaranjado impressiona por sua beleza e imponência. As novas trilhas levam ao alto da serra de onde pode ser vista a exuberante vegetação do Cerrado Maranhense, além do contato direto com pés de bacuri, araçá e mais de três dezenas de plantas medicinais.
Chapada das Mesas: a trilha dos sonhos
A visão panorâmica oferece aos olhos de quem se aventura ao passeio cenários lindíssimos como os pilares da Chapada, a majestosa Serra da Kangalha, a espetacular Torre de Babel e as mesetas da Chapada, que na verdade são rochas esculpidas durante milhares de anos pelo vento e chuva lembrando enormes mesas de vários tamanhos e formatos.
No percurso para as trilhas dos pilares, é necessária disposição, uma vez que o visitante vai precisar subir 309m de altura. A recompensa é um cenário perfeito para apreciar e fazer belas fotos.
A região apresenta também o Caminho das Pedras construído pelos primeiros habitantes da região, uma mistura de arquitetura e  interrogações, afinal, trata-se de um filamento de pedras que possivelmente foram utilizadas para rituais indígenas, e que vem sendo objeto de estudo da equipe do Museu de Carolina.
O filamento de pedras finaliza num penhasco da Serra, já próximo às pedras gigantes, onde vê-se uma cabeça de tartaruga, e do alto dela, o morro Torre de Babel, o Castelinho,a  Serra dos Leões e as curvas sinuosas do rio Tocantins ao fundo.
Além da prática do Trekking, é possível realizar o passeio com veículos 4×4 e explorar a Trilha dos Pilares, a trilha chamada de “O Segredo das Pedras” e também a gruta com escritas rupestres.
onsiderado um dos destinos ecológicos mais intensos das Américas, a Chapada das Mesas oferece trilhas e atrativos voltados ao turismo de aventura e ao ecoturismo. São mais de 50 cachoeiras, rios, quedas d água, corredeiras e majestosos rios, como o Farinha e o Tocantins, sendo este o que corta a cidade de Carolina.
Informações sobre o passeio no Mirante da Chapada das Mesas com Beto – 99 9135 1407 ou 99 3531 2377
Reservas: betorefrilar15@gmail.com ou m
irantedasmesas@gmail.com. facebook.com/mirantedachapadadasmesas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário